Ao cultivar cogumelos, o objetivo do produtor de cogumelos é aproveitar o conhecimento básico do ciclo de vida do cogumelo, conforme descrito anteriormente , e usá-lo em seu benefício para inclinar a balança a favor da produção de colheitas saudáveis e confiáveis das espécies de cogumelos desejadas.
Os principais objetivos do produtor de cogumelos incluem:
Fornece o tipo certo de substrato para os fungos prosperarem
Eliminar espécies concorrentes de fungos do substrato por meio de esterilização , pasteurização ou, no caso de toras de madeira, toras recém-colhidas que ainda não foram colonizadas por organismos concorrentes
Inocular o substrato com quantidades adequadas de micélio para colonizar o substrato antes que os organismos concorrentes tenham a oportunidade de se estabelecer.
Fornecer condições ambientais, particularmente temperatura e umidade , dentro de uma faixa que facilite o crescimento saudável e vigoroso do organismo fúngico
SUBSTRATO
Um aspecto fundamental do cultivo de cogumelos é encontrar o substrato certo. O primeiro requisito é, obviamente, que a espécie que você está cultivando realmente cresça. Em segundo lugar, o substrato precisa estar disponível de forma fácil e barata. Este segundo ponto pode muitas vezes levar os produtores de cogumelos a estarem sempre atentos a resíduos e outros materiais que de outra forma poderiam ser descartados pela sociedade, que poderiam ser usados para cultivar fungos deliciosos!
Os substratos comumente usados para o cultivo de cogumelos incluem palha, serragem, aparas de madeira, toras de madeira recém-cortadas e composto/estrume. Os cogumelos que gostam de madeira, como os cogumelos ostra e shiitake, podem ser cultivados numa vasta gama de outros substratos ricos em carbono, incluindo resíduos como papel ou cartão picado, cascas de chocolate/café, talos de milho de explorações de milho, etc.
PREPARANDO SUBSTRATO PARA USO
Uma vez encontrado o substrato certo, ele deve ser hidratado e higienizado, pronto para ser inoculado com a cultura de cogumelos desejada. Este livreto examinará três das principais formas de cultivo de cogumelos: em sacos cheios de palha, em troncos de madeira dura e fazendo remendos ao ar livre em aparas de madeira ou palha. Os métodos detalhados de cada um deles são descritos nos capítulos subsequentes.
No caso de sacos de palha ou blocos de serragem, que são comumente usados como métodos de cultivo interno de retorno rápido, o substrato deve ser pasteurizado ou esterilizado usando mudanças de calor ou alcalinidade para repelir os micróbios concorrentes.
No caso de toras de madeira, o segredo é usar madeira saudável que tenha sido derrubada recentemente. É melhor tentar inocular suas toras cerca de um mês após o corte - para que sua cultura de cogumelos tenha vantagem antes que outros esporos comecem a germinar e se espalhar pela madeira. O mesmo se aplica a camas externas de aparas de madeira.
INOCULANDO SUBSTRATO COM MICÉLIO
O próximo passo no processo de cultivo de cogumelos é inocular o substrato com o micélio da espécie desejada. Isto é conseguido espalhando materiais revestidos com micélio (ou líquidos) através do substrato a granel preparado. Esta cultura de cogumelos para barrar é chamada de semente de cogumelo.
O objectivo da inoculação é basicamente introduzir a cultura de micélio em tantos pontos do substrato quanto for praticamente viável, e espalhar o mais uniformemente possível, para que o micélio possa colonizar rapidamente o substrato antes que quaisquer organismos concorrentes tenham a oportunidade de se instalar.
Em comparação com o substrato a granel (palha, madeira, etc.), a produção de semente consome muita energia, é demorada e dispendiosa. Muitas vezes é feito em condições semelhantes às de laboratório. É por isso que muitos produtores amadores optam por comprar sementes pré-fabricadas, pois isso economiza muito tempo e esforço e potenciais falhas. Portanto, trata-se de usar seu material de spawn da maneira mais inteligente e eficaz possível.
Para sacos de palha ou blocos de serragem, o material de semente é geralmente grãos inteiros esterilizados (como cevada, trigo, milho, etc.) que foram colonizados por micélio. Isso geralmente é feito em potes de vidro com filtro de ar à prova de micróbios na tampa para permitir que o micélio respire à medida que cresce.
A grande vantagem de usar grãos como semente é que, uma vez colonizados pelo micélio, eles podem ser transformados em pedaços individuais de grãos (que agora estão produzindo micélio a partir deles), o que significa que um frasco de um litro de grãos contém literalmente milhares de possíveis pontos de inoculação, que você pode espalhar por todo o substrato e permitir uma rápida colonização.
Para troncos de madeira, o material de desova são geralmente tarugos de madeira que foram embebidos em água, esterilizados e depois inoculados com micélio. Esta inoculação é frequentemente feita com sementes de grãos, mas também pode ser feita com culturas líquidas de micélio ou outros meios.
Toras frescas são cortadas no comprimento e tamanho desejados e, em seguida, são feitos furos com o mesmo diâmetro da cavilha. Os tarugos são então batidos nos buracos onde começarão a espalhar seu micélio pelo resto da madeira.
INCUBAÇÃO DE SUBSTRATO A GRANEL
Depois que o substrato a granel for inoculado, ele estará pronto para ser incubado. A incubação é o processo de fornecer calor e umidade suficientes ao micélio enquanto ele coloniza seu domínio. Em geral, uma umidade elevada é melhor e temperaturas entre 15 e 30 ℃ são adequadas, sendo meados dos 20 anos o ideal.
Uma vez que o substrato esteja totalmente colonizado, o que é visualmente observável ao ver que o micélio branco se espalhou, então ele está pronto para ser colocado em condições de frutificação.
COGUMELOS FRUTOS
Se tiver um bom ambiente, a maioria das espécies de cogumelos começará a frutificar por conta própria quando estiver pronta para isso. Obviamente, um ambiente com alta umidade é importante, para que os cogumelos não sequem ou fiquem atrofiados enquanto crescem.
Além de fornecer umidade e deixar a natureza seguir seu curso, existem diversas condições ambientais que podem fazer com que os cogumelos frutifiquem. Esses incluem:
Uma ligeira queda na temperatura em comparação com a temperatura de incubação (chamada de 'choque frio')
Aumento de luz em comparação com a incubação (ou seja, mais luz do que nenhuma)
Uma queda nos níveis de CO2/aumento nos níveis de oxigênio (aumento do fluxo de ar)
No caso de toras de madeira, algumas espécies (especialmente o shiitake) podem ser estimuladas a frutificar por vibração. Freqüentemente, toras de shiitake colonizadas são jogadas no chão ou batidas com marretas para ajudar a desencadear uma onda de cogumelos. Todos os troncos de cogumelos beneficiam de serem embebidos em água durante a noite para desencadear a frutificação.


.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
Comentários
Postar um comentário