Algumas espécies de cogumelos preferem crescer em um canteiro ao ar livre em seu jardim. Estas são espécies de cogumelos que, na natureza, tendem a crescer fora do solo, em vez de em troncos e tocos apodrecidos, como muitas outras espécies. Nesta página exploraremos os conceitos básicos da criação de canteiros de cogumelos ao ar livre, com algumas dicas específicas para cada espécie abaixo!
Fazer manchas de cogumelos ao ar livre é muito simples. Primeiro, você precisará de um substato fresco (meio de cultivo) do tipo apropriado para a espécie de cogumelo que pretende cultivar. Em segundo lugar, você precisará de alguma semente , que é a cultura viva de cogumelos que cresce em meio orgânico. Isso é usado para introduzir a cultura de cogumelos em seu canteiro. Em terceiro lugar, você precisará de um pedaço de terra para fazer o remendo .
Os cogumelos podem crescer em uma ampla variedade de locais e não requerem sombra total ou umidade permanente como alguns podem imaginar. No entanto, o abrigo do vento forte e do sol o dia todo é o fator chave. Um local com sombra ou com luz salpicada (sob a copa das árvores) ou que receba algumas horas de sol por dia pode ser adequado. Os cogumelos estão muito bem adaptados para sobreviver em períodos de tempo seco sem muita rega. Eles simplesmente aparecerão naturalmente quando as condições climáticas forem adequadas - mais comumente no outono e na primavera, embora cada espécie tenha suas próprias estações preferidas.
Ao fazer o canteiro de cogumelos, geralmente o solo é limpo de ervas daninhas e de qualquer cobertura existente (que pode já estar hospedando outros fungos aleatórios), a cobertura existente pode ser raspada e movida para outra parte do jardim. Se o canteiro tiver muitas ervas daninhas ou grama crescendo, algumas pessoas optam por colocar uma camada de papelão para ajudar a suprimir as ervas daninhas e dar ao canteiro de cogumelos uma superfície “limpa” para se estabelecer. Em seguida, uma camada de substrato apropriado é colocada, seguida por uma camada de semente e, em seguida, outra camada de substrato para criar um leito em camadas com semente no meio, que crescerá para cima e para baixo no substrato circundante.
Um canteiro de cogumelos geralmente leva de 6 a 18 meses para produzir sua primeira safra depois de feito. O micélio do cogumelo comerá e digerirá lentamente o substrato em que está crescendo, portanto, se não for complementado ocasionalmente, o remendo acabará morrendo quando ficar sem comida. Canteiros de cogumelos ao ar livre podem ser mantidos vivos por muitos anos se um novo substrato for adicionado uma ou duas vezes por ano. Isso geralmente é feito no inverno, quando os cogumelos não estão sendo cultivados. Deve-se notar que é bastante comum que outros tipos de cogumelos também cresçam em um canteiro de cogumelos, porque você colocou muitos alimentos bons para fungos em um ambiente ao ar livre. Isto é perfeitamente normal e geralmente não impede o crescimento dos cogumelos pretendidos, mas significa que é uma boa ideia identificar positivamente os cogumelos cultivados no seu canteiro antes de consumi-los!
A principal espécie cultivada em canteiros de aparas de madeira é Wine Caps/King Stropharia ( Stropharia rugoso-annulata ). Cogumelos desgrenhados ( Coprinus comatus ) são cultivados em composto rico ou esterco animal podre. Morels pretos (Morchella importuna) podem ser cultivados em um pedaço de solo argiloso coberto com lascas de casca de pinheiro. Os cogumelos Phoenix Oyster (Pleurotus pulmonarius) também podem crescer em canteiros externos feitos de palha ou aparas de madeira, embora esta não seja a forma “tradicional” de cultivo.
A desova de todas as espécies acima pode ser obtida em nossa loja online . Para manchas de cogumelos ostra, as pessoas costumam usar um kit de cultivo 'gasto' , esfarelado e usado como semente, em vez de comprar especialmente semente. Aproximadamente 1kg de semente é recomendado por 1m x 1m de canteiro de cogumelos, no mínimo. Esta proporção se aplica a todas as espécies. Taxas de desova mais elevadas por m2 resultarão numa colonização mais rápida e numa resistência mais forte às espécies de fungos concorrentes na área.
TAMPAS DE VINHO / KING STROPHARIA
(Stropharia rugoso annulata)
As cápsulas de vinho são cogumelos que crescem em cobertura morta rica em carbono, geralmente aparas de madeira ou palha, com algum composto ou solo misturado. Os cogumelos são grandes, de textura firme e com tampa bordô, daí o seu nome.
As cápsulas de vinho geralmente frutificam no final da primavera e início do outono, bem como no verão, quando o tempo é chuvoso e úmido.
Os canteiro exigem pouca manutenção. Tudo o que é necessário para manter um canteiro funcionando por muitos anos é adicionar mais aparas de madeira uma ou duas vezes por ano para continuar alimentando o micélio. O micélio espalhar-se-á naturalmente nas aparas recém-colocadas, e também os cogumelos frutíferos maduros libertarão esporos que podem germinar e iniciar novas colónias nas aparas de madeira, tanto na mesma área como em outras áreas próximas com cobertura morta. Esses cogumelos têm tendência a se espalhar por uma propriedade ao longo dos anos, se houver habitats apropriados disponíveis.
Os cogumelos vinho são um cogumelo saboroso que pode ser usado em muitos pratos diferentes. São comumente utilizados em pratos fartos e saborosos, como sopas, ensopados, massas, risotos, pizzas, etc., além de serem desidratados e em pó para uso em massagens, sais, temperos, caldos e molhos.
HABITAT: Sabe-se que as cápsulas de vinho não se importam com um pouco de sol e muitas vezes podem crescer em locais expostos a várias horas de luz solar por dia. Eles também não se importam com um pouco de sombra ou com a luz salpicada sob a copa das árvores maiores. As tampas de vinho podem ser introduzidas em qualquer tipo de área do seu jardim que você possa cobrir com aparas de madeira, como ao redor de árvores frutíferas ou arbustos de frutas silvestres, canteiros de aspargos, áreas paisagísticas e caminhos de jardim.
SUBSTRATOS: As tampas de vinho adoram crescer em cobertura morta de aparas de madeira ou outros materiais semelhantes ricos em carbono, como palha. Para lascas de madeira, é importante usar lascas frescas com menos de um mês e feitas de madeira real, e não lascas de casca de árvore ou 'pepitas'. A cobertura morta arborística é comumente usada, que pode ser de uma ampla variedade de espécies de árvores, incluindo qualquer madeira decídua, como salgueiro, choupo, carvalho, bétula, árvores frutíferas, etc., ou mesmo de ervas daninhas lenhosas, como tojo e vassoura. A cobertura morta de coníferas não é considerada ideal, no entanto, pinheiros lascados de árvores jovens (por exemplo, pinheiros florestais, não grandes pinheiros 'velhos') podem funcionar perfeitamente bem se forem tudo o que estiver disponível. Além de lascas de madeira ou palha, alguns punhados de composto acabado ou terra podem ser jogados no canteiro depois de feito, para ajudar a iniciar alguma atividade microbiana, que esta espécie de cogumelo desfruta e pela qual é estimulada.
FAZENDO O consertos: Depois de escolhido o local, remova as ervas daninhas e raspe a cobertura morta que já possa estar lá. Se o canteiro estiver particularmente cheio de ervas daninhas, uma camada de papelão pode ser colocada para ajudar a suprimir o crescimento de ervas daninhas, mas isso é totalmente opcional. A partir daí, faça uma camada de cerca de 5 cm de profundidade com aparas de madeira ou palha. Em seguida, espalhe aproximadamente 1kg de semente por metro quadrado, uniformemente pela superfície. Em seguida, cubra com outra camada de cobertura morta com aproximadamente 5 cm de profundidade para criar um 'sanduíche de desova'. Polvilhe alguns punhados de composto ou terra sobre o canteiro no final, para fornecer micróbios ao solo.
CUIDADOS COM O PATCH: As cápsulas de vinho são cogumelos bastante resistentes e podem resistir naturalmente a períodos de tempo seco, voltando à vida e cultivando cogumelos quando as condições são adequadas. Portanto, eles não precisam de muita irrigação, mas dar-lhes um pouco de água ocasionalmente durante períodos de tempo muito seco pode ser útil. As cápsulas de vinho geralmente produzem sua primeira safra de cogumelos 6 a 12 meses após a aplicação do canteiro. Frutificam em climas mais quentes na primavera, verão e outono, quando está chuvoso e úmido. Complete o remendo com uma nova camada de substrato a cada inverno para mantê-lo funcionando por muitos anos!
MANES PELUDOS
(Corpinus comatus)
As crinas desgrenhadas, também conhecidas como gorros de tinta desgrenhados ou 'perucas de advogado', são um cogumelo muito saboroso e fácil de cultivar em casa. Você não encontrará crinas desgrenhadas à venda no supermercado, e isso ocorre porque elas têm o hábito único de se 'autodigerirem' - e se transformarem em uma gosma preta cheia de esporos, apenas algumas horas após serem colhidas. Como tal, a melhor forma de saborear estes cogumelos é colhê-los e cozinhá-los de imediato. São deliciosos simplesmente fritos na frigideira com manteiga e uma pitada de sal, adicionados em omeletes, esfarelados e fritos, ou de qualquer outra forma que desejar! Têm um sabor muito saboroso e uma textura delicada quando cozinhados.
HABITAT: Jubas peludas crescem em solos ricos em nitrogênio, composto e estrume podre. Na natureza, eles são comumente encontrados crescendo em gramados, campos, piquetes, canteiros de jardins ou em outros solos onde há matéria orgânica (aparas de grama, esterco, folhas, etc.) que se decompõem lentamente no solo. Eles podem crescer em locais que recebem desde pleno sol até sombra total. Eles frutificarão mais comumente na primavera e no outono, durante períodos de clima chuvoso ou úmido. Os cogumelos começam como uma tampa branca e felpuda em forma de 'torpedo', que ao longo de um ou dois dias começa a ficar preta perto da base, que sobe lentamente pela tampa que eventualmente se dissolve completamente, deixando apenas o caule. Esses cogumelos são melhor colhidos e cozidos quando a tampa ainda está branca e em formato de torpedo, embora alguns chefs também sejam conhecidos por apresentar usos criativos para a 'tinta de crina peluda'.
SUBSTRATOS: Um canteiro de juba desgrenhado pode ser feito em um canteiro de jardim em uma camada de substrato rico em nutrientes, como composto orgânico de boa qualidade ou esterco envelhecido (ou uma mistura de ambos), ou diretamente em um gramado, de preferência um que não seja pulverizado e onde a grama cresce saudável e viçosa. Deixar as aparas no chão durante o corte proporcionará reforços contínuos de comida para o micélio do cogumelo com o passar do tempo.
FAZENDO UM CONSERTOS EM UM CANTEIRO DE JARDIM: Para fazer um canteiro de juba desgrenhada em um canteiro de jardim, simplesmente coloque uma camada de composto orgânico de boa qualidade com aproximadamente 5 cm de profundidade, espalhe um pouco da matriz de semente de juba desgrenhada quebrada uniformemente em toda a área (1kg de semente por 1m2 de espaço), depois cubra a semente com outra camada de composto de 5cm de profundidade. Se o canteiro já tiver solo rico de boa qualidade, você pode simplesmente cavar alguns pequenos buracos ao redor do canteiro com uma espátula manual e colocar alguns pedaços de semente nos buracos e cobri-los com mais terra. Para este método, use 100 a 200g de semente por cova.
FAZENDO UM CONSERTO NA GRAMADO: Se seu gramado não recebeu produtos químicos aplicados recentemente e se produz grama exuberante e saudável, então você pode fazer um remendo de crinas desgrenhadas diretamente em seu gramado! Se você deixar as aparas de grama no chão na área onde está o canteiro, em vez de removê-las, isso fornecerá uma fonte contínua de alimento para os cogumelos permanecerem vivos por muitos anos.
Para inocular um pedaço de gramado com tampas de tinta desgrenhadas, simplesmente cave ou faça vários pequenos buracos no solo, o suficiente para acomodar 100 a 200g de semente. Isso pode ser feito com um 'dibbler' (uma ferramenta pontiaguda geralmente usada para fazer buracos para o plantio de alho) ou uma simples espátula manual. Seu objetivo será usar aproximadamente 1kg de semente por 1m2 de espaço para uma inoculação bem-sucedida. Cave os buracos espaçados diagonalmente (como os 'cinco' de um dado) com aproximadamente 30-40 cm de distância um do outro. Coloque as coisas nos buracos, cubra com um pouco de terra (ou grama) por cima e pronto! Opcionalmente, uma camada de composto orgânico de boa qualidade pode ser espalhada ao redor da área para aumentar os nutrientes.
CUIDADOS COM O canteiro Os remendos de crina desgrenhada são fáceis e de baixa manutenção. Uma reposição anual de composto fresco ajudará a fornecer alimento para os cogumelos a longo prazo. A rega ocasional durante os períodos de seca do verão pode ajudar a manter a área saudável.
BLEWITS DE MADEIRA
(Lepista nua)
Wood Blewits são um cogumelo único que é uma adição fantástica a um jardim de cogumelos no quintal. Eles têm uma aparência marcante, com um tom violeta a lilás no caule, guelras e capa do cogumelo, especialmente quando jovens. Eles também têm um caule grosso que geralmente é bulboso na base, dando-lhes a aparência de um cogumelo que pode ser visto em um desenho animado ou em um livro ilustrado de contos de fadas. O aroma dos sopros de madeira também é único e é usado como uma característica de identificação de espécimes silvestres forrageados. É distintamente frutado ou floral, com alguns comparando o aroma ao suco de laranja ou damasco. Quando cozidos, os cogumelos adquirem um sabor suave de nozes com tons terrosos e uma textura firme e carnuda. Eles são adequados para uma variedade de estilos de pratos.
HABITAT: Uma das melhores coisas sobre as flores de madeira é que elas frutificam bem em condições mais frias, muitas vezes depois que outras espécies externas, como cápsulas de vinho ou crinas desgrenhadas, terminam a temporada. Na Nova Zelândia, a temporada normalmente começa no meio do outono e dura até o inverno, com a alta temporada por volta de junho. Blewits adoram crescer em 'matéria orgânica' de todos os tipos e desfrutar de um local úmido e sombreado, como sob árvores e arbustos, que também continuará a alimentar o canteiro naturalmente com a queda das folhas.
SUBSTRATOS: Os sopros de madeira prosperam melhor quando alimentados com um banquete misto de materiais orgânicos, isso pode incluir folhas, galhos / podas de sebes, composto, esterco, palha, lascas de madeira, agulhas de pinheiro e serragem, incluindo pellets de pinheiro comprados em lojas. Ao contrário de alguns cogumelos, eles não são adversos à cobertura morta de coníferas. Ao fazer um remendo de madeira, é recomendado que sejam usados pelo menos dois ou três desses ingredientes – quanto mais, melhor!
FAZENDO CONSERTOS: Você precisará de mistura de substrato suficiente para criar uma camada de aproximadamente 10 cm de profundidade para o seu remendo e precisará de 1 kg de matriz de semente por m2 de área do remendo. Limpe a área de ervas daninhas e qualquer cobertura morta / detritos que possam hospedar outros fungos, raspando-os com uma pá. Coloque metade do substrato em uma camada de aproximadamente 5 cm de profundidade e misture levemente com uma pá. O micélio de madeira não gosta de ser muito perturbado, então, em vez de desintegrar completamente a matriz de desova, é melhor quebrá-lo em pedaços do tamanho de uma bola de golfe. Pressione-os na primeira camada de substrato com espaçamento uniforme. Em seguida, adicione os 5 cm restantes de mistura de substrato por cima. Adicione substratos frescos a qualquer momento durante a primavera e o verão.
MORELS PRETOS
(Morchella importuna)
Morels são um dos cogumelos culinários mais cobiçados do mundo. Seu sabor é diferente de tudo - um amálgama profundamente complexo de notas primais, terrosas, salgadas, umami e fúngicas que durante séculos motivou caçadores de cogumelos em todo o mundo a se aventurarem a cada primavera na esperança de encontrar este cogumelo indescritível. Morels não são muito comuns na Nova Zelândia. Há um punhado de espécies nativas que aparecem aleatoriamente e de forma bastante esparsa em áreas de mata nativa - geralmente em áreas de conservação onde a colheita de cogumelos não é permitida (e é melhor não fazê-lo de qualquer maneira, dada a sua raridade, é bom deixá-los fazer o seu trabalho). coisa e cumprir seu papel no ecossistema).
Em algum momento, por meio da importação de plantas e outros materiais, os 'Black Morels' (Morchella importuna) chegaram à Nova Zelândia e são ocasionalmente encontrados por alguns sortudos em paisagismo de jardins cobertos de palha, sendo o denominador mais comum um cobertura morta de coníferas, geralmente lascas de casca de pinheiro. Depois de muitos anos cultivando cogumelos negros selvagens indescritíveis e testando uma série de estratégias de cultivo, o pesquisador principal da MycoLogic, Bart Acres, desenvolveu um novo método pelo qual o morel notoriamente difícil de domar poderia ser cultivado propositalmente em uma horta doméstica. Este método envolve uma cepa especificamente escolhida de morel preto, e a semente é feita em conjunto com uma mistura de micróbios simbióticos que permitem que o morel cresça e, principalmente, desenvolva 'escleródios' profusos, que são o pré-requisito para o cogumelo morel. crescimento. Então agora, provar cogumelos frescos é uma possibilidade mais acessível para os neozelandeses que ainda não tiveram a oportunidade de experimentá-los!
HABITAT: Os morels pretos são únicos entre os cogumelos porque não têm associação com nenhuma árvore hospedeira específica, são um cogumelo não micorrízico. Seu habitat preferido é em solo denso, argiloso ou ligeiramente argiloso, com pH neutro e coberto com cobertura morta feita de árvores coníferas. Geralmente são lascas / pepitas de casca de pinheiro, mas também podem ser lascas de madeira de pinheiro ou lascas / cascas / agulhas / folhas de outros tipos de árvores coníferas, como macrocarpa. Os morels frutificam na primavera, por volta da época do segundo ou terceiro 'período de calor' após o inverno. Na Nova Zelândia, isso geralmente ocorre do início de setembro a novembro, dependendo da localização e do clima do ano. Morels podem suportar uma posição em plena sombra até algumas horas de sol por dia. Não precisam de muita irrigação e podem frutificar bem mesmo em condições semi-secas.
FAZENDO UM CANTEIRO DE MOREL: A chave para um canteiro de cogumelos pretos bem-sucedido está no solo. Este é o principal substrato dos cogumelos. Embora uma camada de material de coníferas também seja benéfica, o micélio do cogumelo cresce principalmente em solo argiloso, e acredita-se que alguns compostos lavados da cobertura de coníferas para o solo ajudam a criar condições favoráveis para o crescimento e a frutificação do morel.
Para fazer um canteiro de morel, é necessária uma camada de base decentemente profunda de solo argiloso de boa qualidade. Solo argiloso é um solo de textura muito fina e fica em algum lugar entre lodo e argila - na verdade, se você misturar bem lodo e argila, provavelmente acabará com solo argiloso! Geralmente é cinza ou marrom claro quando seco. Algumas pessoas têm a sorte de já ter solos argilosos em suas propriedades - caso contrário, você pode coletar o seu próprio nas margens dos rios ou nas planícies aluviais, ou comprá-lo em centros de jardinagem e paisagismo. O solo vendido como 'solo superficial' é geralmente um solo argiloso.
Coloque uma camada de cerca de 10 cm ou mais de profundidade de solo argiloso; algumas pessoas optam por cavar uma cama para colocá-la, ou o solo argiloso pode simplesmente ser jogado sobre um pedaço de solo descoberto. A partir daqui, quebre alguns Black Morel Spawn e espalhe-os pela superfície do solo. Seu objetivo será usar cerca de 1kg de semente por metro quadrado de solo.
Em seguida, você precisará de cobertura morta de coníferas. Pepitas de casca de pinheiro de tamanho pequeno são a camada superior preferida, mas lascas de pinho ou macorcarpa (podem incluir folhas/agulhas) também podem funcionar bem. Coloque uma camada destes em cima da camada de desova. Aproximadamente 5 cm de profundidade de cobertura morta é o ideal.
Finalmente, polvilhe um pouco de gesso no remendo. O gesso ajuda a neutralizar o pH do solo e a criar um ambiente de cultivo favorável para cogumelos. Geralmente usamos cerca de 300g por metro quadrado.
Você pode regar levemente o remendo depois de terminar, para lavar o gesso no substrato, ou se vai chover em breve, não se preocupe.
A partir daqui, seu canteiro de morel crescerá lentamente e estabelecerá sua rede de micélio por todo o solo. Manchas feitas seis meses ou mais antes da primavera podem ter potencial para frutificar no mesmo ano (mas nem sempre). É improvável que os canteiros feitos no outono e no inverno frutifiquem na mesma primavera e, portanto, teriam maior probabilidade de frutificar na primavera do ano seguinte. Vale a pena ficar de olho no seu canteiro de morel (e na área ao redor) do início de setembro a novembro - os cogumelos estão muito bem camuflados e em várias ocasiões senti falta de vê-los crescer até envelhecerem e secarem! Agachar-se no chão e examinar visualmente a superfície pode ajudar muito a identificá-los. Os cogumelos pretos podem ser colhidos quando as cristas dos favos começam a escurecer para preto (os cogumelos mais jovens têm uma cor mais
castanha).
COGUMELOS OSTRA FÊNIX NATIVOS
(Pleurotus pulmonarius)
Os cogumelos ostra Phoenix, também conhecidos como cogumelos ostra cinzentos, são amplamente conhecidos como uma espécie bastante fácil de cultivar por uma ampla variedade de métodos. Desde que tenham algum material carbonáceo (como palha, serradura, aparas de madeira, cartão, etc.) e as condições ambientais adequadas, é provável que produzam uma colheita. Embora os cogumelos ostra sejam geralmente cultivados em sacos, baldes ou em cultura de toras, eles também frutificam em canteiros externos baseados no solo.
Quando se trata de fazer um canteiro de cogumelo ostra ao ar livre, os métodos são praticamente os mesmos descritos acima - misture um pouco de micélio vivo ou desova com algum substrato fresco, e é provável que você obtenha algumas boas colheitas de cogumelos. Isso pode ser incorporado a uma horta existente, por exemplo, se você estiver aplicando cobertura morta em batatas, abóboras ou outros vegetais que desfrutam de uma camada de cobertura morta, você pode adicionar micélio de cogumelo ostra à cobertura morta como uma maneira fácil de obter um secundário nutritivo e saboroso. colheita do mesmo pedaço de jardim. Canteiros de cogumelos ostra são uma maneira fácil e descomplicada de cultivar alguns alimentos.
HABITAT: Os cogumelos ostra Phoenix não são muito exigentes com seu habitat e podem crescer em uma ampla variedade de condições e estações. Se você utilizar uma cepa nativa de ostra fênix (Pleurotus pulmonarius),eles estão muito bem adaptados às condições locais aqui em Aotearoa, Nova Zelândia. Na natureza, podem frutificar naturalmente em qualquer época do ano, durante os períodos de clima chuvoso e úmido. Tudo o que necessitam é de um fornecimento de alimentos, que normalmente será palha, serradura ou aparas de madeira, mas sabe-se que frutificam numa vasta gama de outros materiais ricos em carbono, por isso pode ser criativo na utilização do que tem disponível.
FAZENDO A CAMA DE COGUMELO DE OSTRA EXTERIOR: Para fazer o remendo, basta colocar uma camada de substrato de cobertura morta (palha fresca / limpa, lascas de madeira ou serragem, pellets de pellets também podem ser usados) com cerca de 5 cm de profundidade e, em seguida, polvilhe a semente quebrada ( seja um kit de cultivo antigo ou semente de grãos frescos) sobre a superfície e, em seguida, cubra-o com mais ou menos 5 cm de substrato fresco por cima. Se a semente de grãos estiver sendo usada, cerca de 1kg por m2 é uma boa proporção; se um kit dividido for usado, ele pode ser usado a 1kg por m2 como inóculo ou taxas mais altas por m2 colonizarão e se estabelecerão mais rapidamente então você tem um pouco com que trabalhar). O canteiro pode ser feito como canteiro próprio de cogumelos ou pode ser intercalado com hortas, ao redor de árvores frutíferas ou em áreas a jardinadas ao redor da base de arbustos e plantas.
O canteiro pode ser regado ocasionalmente durante os períodos de tempo seco, mas caso contrário não exigirá qualquer manutenção significativa, os cogumelos irão aparecer quando as condições ambientais forem favoráveis, por isso fique de olho no canteiro alguns dias depois da chuva ou quando o tempo estiver bom ameno e úmido.
Artigo publicado por:https://www.mycologic.nz/outdoor-patches
Editado e traduzindo por: ruansanter
.jpeg)










Comentários
Postar um comentário