Os cogumelos se reproduzem através de esporos. No mundo natural altamente competitivo, as chances de os esporos dos cogumelos germinarem e depois produzirem um cogumelo são mínimas. Dentro de um laboratório, isolado da contaminação atmosférica, a probabilidade de sucesso é muito maior. O que um cultivador faz é remover uma espécie selecionada da competição feroz ao ar livre para um ambiente interno otimizado, onde o micélio do cogumelo cresce sem ser impedido pela devastação da natureza. Este porto de refúgio tranquilo é, na verdade, o laboratório estéril. Ao contrário da crença popular, tal sala de inoculação pode ser facilmente construída com custos modestos dentro de sua casa.
Uma cultura de cogumelo pode ser retirada de esporos ou de tecido. Nos esporos em germinação, formam-se muitas cepas, algumas compatíveis entre si, outras não. Ao colher uma cultura de tecidos (clone) de um cogumelo vivo, o cultivador preserva o caráter genético exato do cogumelo contribuinte. Com os esporos, uma única cepa deve ser selecionada dentre uma infinidade de cepas criadas. Em ambos os casos, o resultado é uma rede de células denominadas, coletivamente, micélio de cogumelo .
Uma vez desenvolvida uma cepa pura, o próximo passo é aumentar a massa micelial . (Veja nossa Visão Geral Pictórica da Cultura e Cultivo de Tecidos de Cogumelos .) Isso é feito primeiro cultivando o micélio em ágar enriquecido em uma placa de Petri e depois em grãos ou serragem/farelo. No plano bidimensional de uma placa de Petri, contaminantes como fungos e bactérias tornam-se facilmente aparentes. Como é fácil verificar se o micélio do cogumelo é puro e livre de contaminação, os cultivadores experientes propagam o micélio em placas de Petri e depois inoculam grãos ou serradura/farelo que foram esterilizados em frascos. Quando esses frascos cheios de grãos ou serragem (denotados como G 1 Masters ) crescem com micélio de cogumelo, eles são chamados de SPAWN e podem ser usados individualmente para inocular outros 10 a 20 frascos cheios de grãos, designados como ( G 2 ). , ou para inocular substratos a granel, como palha, madeira ou composto. Os mestres G 1 crescem melhor em potes de vidro regulares; A semente G 2 é melhor cultivada em potes normais de meio galão e/ou galão. Outra geração de spawn, designada como G3 , pode ser criada a partir de G2 , se desejado. Não devem ser feitas mais expansões de transferências de grão a grão para além do G 3 , uma vez que a contaminação pode ocorrer frequentemente e não ser detectada até que seja demasiado tarde.
Em contraste, a cultura líquida permite que um cultivador use apenas uma cultura micelial de uma única placa de Petri para inocular centenas de potes de grãos em uma fração do tempo que leva com o método descrito acima. É claro que as preferências variam de acordo com cada cultivador. A cultura de tecidos de cogumelos é uma arte altamente individualizada. No entanto, a FP promove a cultura líquida como uma melhoria revolucionária em relação aos métodos tradicionais, mais trabalhosos.
Com muitas espécies, a semente de grãos pode ser colocada em bandejas, revestida com uma camada semelhante ao solo carregada de umidade, e frutificada. Uma vez dominada a cultura de tecidos, esta é a maneira mais simples de cultivar cogumelos. É também uma forma comprovada de “selecionar” cepas quanto ao seu potencial de cultivo.
Uma vez que a biomassa do micélio do cogumelo será multiplicada exponencialmente a partir de um pequeno fragmento de micélio, a esterilidade do laboratório é de suma importância. Os filtros de mícron (usados em capelas de fluxo laminar) resolvem o problema da contaminação no laboratório e se pagam mais do que considerando a contaminação que evitam e as culturas/tempo que economizam.
Para o iniciante, a cultura estéril pode parecer uma aventura muito difícil de embarcar. As possíveis armadilhas da cultura estéril podem ser evitadas comprando semente pronta para inoculação até que se obtenha familiaridade com o processo. Em última análise, porém, cada cultivador deve criar sua própria semente para que não dependa para sempre dos outros.
Uma vez obtida a semente pura, o próximo passo varia de acordo com a espécie que está sendo cultivada. Shiitake (Lentinula edodes) exige a inoculação de toras de madeira dura ou blocos de serragem/farelo. Os cogumelos ostra (Pleurotus spp.) frutificam admiravelmente em palha pasteurizada. O Rei Stropharia ou Gigante de Jardim (Stropharia rugoso-annulata) desfruta de um habitat composto por lascas de madeira e/ou palha de trigo. Morels (Morchella spp.) são mais facilmente cultivados ao ar livre, em canteiros de serragem/cinzas com sombra. O Ling Chi chinês, também conhecido como Reishi japonês (Ganoderma lucidum) pode ser cultivado ao ar livre em troncos enterrados em serragem. Frango-do-mato (Polyporus sulphureus) pode ser cultivado em tocos, assim como muitas outras espécies gourmet. Por último, o clássico cogumelo branco (Agaricus brunnescens) frutifica em estrume de cavalo/composto de palha. A maioria dos cogumelos passíveis de cultivo frutificará em um dos substratos mencionados.
Após o micélio ter colonizado totalmente o substrato, a formação de cogumelos deve ser encorajada. Em geral, a chave para a frutificação dos cogumelos depende da alteração do ambiente circundante. Mudar um conjunto de variáveis ambientais em favor da formação de cogumelos é chamado de Estratégia de Iniciação . Os cogumelos se formam melhor quando:
a temperatura para a desova é reduzida para um patamar de temperatura ideal para a frutificação
água é aplicada
a umidade aumenta
o dióxido de carbono é reduzido pelo aumento das trocas de ar
a luz é introduzida e mantida (com algumas exceções)
Existe uma variação considerável entre as espécies nas suas necessidades de frutificação e este assunto não pode ser discutido adequadamente aqui. Por isso, recomendamos os livros mais completos sobre o assunto Growing Gourmet & Medicinal Mushrooms de Paul Stamets e The Mushroom Cultivator de Paul Stamets e Jeff Chilton. Mais livros de Paul Stamets estão sendo escritos detalhando esses conceitos. Ao permanecer em contato com a Fungi Perfecti, você terá a certeza de ter informações e tecnologias de última geração.
Boa sorte. Que seus frutos sejam abundantes e que suas vidas sejam enriquecidas pela experiência do cultivo. A criação de cogumelos é a melhor combinação de uma arte apaixonada e uma ciência emergente rapidamente. Cada um de vocês pode dar uma contribuição. Esperamos que você faça isso.
Comentários
Postar um comentário